Ciclo da água - para montar

Durante a semana em que comemoramos o Dia da água, também aprendemos sobre seus estados físicos e seu ciclo na natureza. Para consolidar esta aprendizagem, nada melhor que poder visualizar este ciclo na palma das próprias mãos.

Depois de muitas pesquisas, vendo algumas ideias pelos sites e blogs, não encontrei nada sucinto e gratuito para imprimir. Então, decidi criar meu próprio arquivo inspirado na atividade que mais gostei.

Veja como ficou as que meus alunos montaram CLIQUE AQUI

Fiquem a vontade para utilizar e me marcar nas redes sociais @prof.noely

Peço encarecidamente que não compartilhem este arquivo em outros sites ou redes sociais, valorizem o trabalho da montagem e compartilhem o link para que eu possa continuar tendo retorno necessário para não desanimar.

Lembrando que aqui no blog também tem as opções seguir, compartilhar e comentar, portanto façam uso dessas ferramentas assim que se sentirem a vontade.

Para salvar o arquivo, clique na imagem para que ela abra com resolução melhor em uma nova guia. Depois clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione SALVAR COMO.




→  Resumo do ciclo da água

O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico que garante que a água circule pelo meio físico e pelos seres vivos. Esse processo depende da luz solar, que garante que a água evapore, dando início ao ciclo. O vapor de água sobe para camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, que são pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo.

Trecho de: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ciclo da água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm. Acesso em 26 de março de 2022.

Obs. No arquivo, o termo "acúmulo" refere-se aos lagos e rios ou infiltração no solo.



Comentários

Postar um comentário